O Respeito

O Respeito

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Num passado não muito distante, havia mais gentileza, mais respeito, palavras de Honra.
Damas e Cavalheiros conviviam em perfeita harmonia. Existiam cumprimentos diários entre todos na rua, e em cada esquina.

Hoje, não mais isto acontece. Mesmo porque é complicado cumprimentar ‘centenas de pessoas diferentes’ por dia. Outros tempos. Outra maneira de ver o mundo. Novos desafios, outros perigos.
Surgiu o progresso, a tecnologia, que possibilitou muitos avanços. Mudanças necessárias para o crescimento de um País, de pessoas.

Mas, muitos esquecem do fundamental: o Respeito.

Hoje, todos se ‘atropelam’. Ninguém mais respeita o sentimento do outro. Os valores humanos estão ausentes da vida de muitos, o que não quer dizer de todos – felizmente.

A ausência do Respeito entre as pessoas, a vontade de ‘ter’ sempre mais e mais. O egoísmo que invade o coração de alguns, não percebe o quão doloroso momento tal pessoa pode estar passando. Julgam, cobram, criticam, apontam!

De todas as maneiras tentam ‘abrir o olho’ dessa pessoa dizendo: acorde. Mas não é tão simples assim. Seja em que setor da vida a que se refere, cada um deve saber de sua dor, de seu ‘martírio pessoal’. Ou seja, é fácil falar, difícil mesmo é fazer.
Por outro lado, mesmo que se sabe que tudo é questão de ‘mudar o foco’, reagir, resistir e se superar bravamente perante decepções e ou frustrações e seguir em frente, não temos o direito de pensar que o outro ‘tem que’ agir assim.
Cada um dá o que tem. Cada um vive à sua maneira. E não respeitar isso é insultar o Ser no outro. É passar por cima de seus princípios, de seus pontos de vista, e isto machuca.

Respeitar a condição do outro, entender um momento, sem questionar, sem interferir: isso é Respeito.
Reconhecer as diferenças de cada um, perceber que ninguém é igual a ninguém, ter o bom senso de se colocar no seu lugar: isso é Respeito.

Quando o outro toma uma decisão e esta decisão aos nossos olhos é ‘loucura’, e por mais que tentamos falar o contrário e esta pessoa seguir em frente ainda assim – na sua verdade, calar-nos: isso é Respeito.

Infelizmente na atualidade percebe-se o contrário! É cada um por si e Deus por todos. Palavras verdadeiras de carinho? Alguém reconhecer o Verdadeiro Valor de um Sentimento? De uma pessoa?

Dizem amar, dizem confiar, dizem respeitar. Mas no primeiro deslize, na primeira queda, são os primeiros a estarem com as mãos ‘cheias de pedras’, acusando, julgando, tirando conclusões precipitadas, esquecendo de todo o ‘Bem’ que até então se fez.
Não respeitam o Sentimento do outro. Não respeitam o Silêncio do outro. Não respeitam o Interior do outro.

Pessoas assim são marcadas por decepções e frustrações, não conseguindo mais demonstrar seus verdadeiros sentimentos, e quando tentam isto fazer, o fazem com receio. O receio do engano. O receio do: será que errei novamente? Será que são todos iguais?
Esquecem que existem ‘pessoas e pessoas’. Que são todos diferentes, que nada se repete. Na vida não existe ‘duplicata’. Tudo é único, sempre.E julgar uma pessoa que tenta nos mostrar que é ‘diferente’, que através de atitudes e de exemplos nos mostra isso e ainda assim duvidar, questionar, julgar, sem dúvida alguma, também é falta de respeito.

O Bulling

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.