O Respeito

O Respeito

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Respeito ao idoso





 A gente quando sai nas ruas, nos ônibus ou até mesmo nos estacionamentos especiais para idosos, vê muita gente que não respeitam nossos "velhinhos", uns não têm paciência e buzinam para eles andarem depressa e não dão o lugar para eles sentarem nos ônibus. Não se ligam que um dia vão ser idosos também. Então gente vamos respeitá-los, amá-los e tratá-los muito bem. Há várias maneiras, vamos ver?

by jglprisma






 A família, a sociedade e o Estado, tem o dever de amparar o idoso garantindo-lhe o direito à vida;
Os filhos maiores tem o dever de ajudar a amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade;
O poder público deve garantir ao idoso condições de vida apropriada;
Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local visível com os seguintes dizeres: "Mulheres gestantes, mães com criança de colo, idosos, e pessoas portadoras de deficiência têm atendimento preferencial";
Aos órgãos estaduais e municipais de educação compete:

Implantar programas educacionais voltados para o idoso, estimulando e apoiando assim, a admissão do idoso na universidade; 
Saber do idoso deve ser valorizado, registrado e transmitido aos mais jovens como meio de garantir a sua continuidade, preservando-se a identidade cultural.

Fonte: www.fiocruz.br

5 comentários:

O Bulling

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.