O Respeito

O Respeito

sábado, 4 de setembro de 2010

Bullying

Gente! Pera aí e presta atenção nesse assunto... o bullying virou uma "febre", uma novidade, todo mundo tá falando. Mas, é novidade só no nome, esse assunto é sério e bem velho, do tempo da "vovó", é tudo junto: preconceito, racismo, abuso de força e poder, etc. são pessoas que não respeitam o próximo, as diferenças, os valores e um pedido muito especial que Deus nos fez "Amar ao próximo como a ti mesmo". O que é novidade é a maneira de discutir e tratar o assunto, vejam nesse texto que postei e não pratiquem, heim?!
by jglprisma


O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.

Fonte: www.brasilescola.com.br

Um comentário:

  1. E o mais importante de tudo meninas, é que não fique só no papel, coloquem em prática. Evitem ações de bullying.

    ResponderExcluir

O Bulling

Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.